Etelvina Pires Lopes Nunes

 

Informação Geral

Categoria académica: 

Professora Associada / Investigadora

Email:  nunes.etelvina56@gmail.com

Curriculum DeGóis

ORCID ID

Biografia e Interesses de Investigação

Etelvina Nunes é professora Associada pela Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa. Na sua experiência destacam-se a lecionação na Universidade de Bamako (Mali) e na Universidade Católica da Africa de Oeste (Unidade Universitária de Bamako), como professora convidada. Faz parte do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Universidade Católica Portuguesa. As suas principais áreas de investigação incidem sobre Antropologia Filosófica, Bioética e Fenomenologia da alteridade. Dos principais autores estudados destacam-se: Levinas, Michel Henry, Ch. Taylor, Heidegger e Edith Stein. Atualmente está em pós-doutoramento sobre o tema: “Desenvolvimento do ‘ser pessoal’: de uma ‘analogia temporal’ a uma ‘analogia da pessoa’ na Filosofia de Edith Stein”  sob a orientação do Prof. Doutor Manuel Sumares.

Principais Publicações

Nunes, P. L. E.( 2018). Do ser finito ao ser eterno: a analogia do ‘eu sou’ em Edith Stein. Revista Portuguesa de Filosofia, Vol. 74, (2-3), 811-842. doi:10.17990/RPF2018_74_2_0811
Nunes, P. L. E. (2018). Constituição do outro e do si-mesmo: a partir da Einfünhlung em Edith Stein. Ideias y Valores. Revista Colombiana de Filosofia-Bogotá. (aceite)
Nunes, P. L. E. (2018). Consciência e temporalidade em Edith Stein: em diálogo com M. Heidegger (submetido).
Nunes, P. L. E. (2018). Ecologia(s) das dependências: entre a utopia e a limitação – um olhar antropológico. P. Dias (ed.) Ecologia(s) das dependências: entre a utopia e a limitação. (aceite).
Nunes, P. L. E. (2006) Pós-modernidade e valores-para uma leitura de Charles Taylor O In Humano e o Inumano. A Dignidade do Homem e os Novos Desafios, Atas/ P. M. S. Alves; J. M. Santos, A. F. de Sá (Coord.), Coimbra: Centro de Estudos da Universidade de Lisboa, 299-311.