Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo

Professora Auxiliar / Investigadora

Email:  aazevedo@braga.ucp.pt

Ângela Sá Azevedo, é Doutorada em Psicologia, na área específica da Motivação, pela Universidade do Porto. Mestre em Psicologia, na área da Psicologia do Desenvolvimento e Intervenção Precoce, pela Universidade do Porto. Licenciada em Psicologia pela Universidade de Coimbra. Professora Universitária desde 1993, e desde 2004 na Universidade Católica Portuguesa, lecionando Unidades Curriculares como Psicologia da Educação, Desenvolvimento Vocacional e Carreira, Dificuldades de Aprendizagem e Necessidades Educativas Especiais, Motivação e Emoção, Psicologia do Desenvolvimento. Supervisora de Estágios curriculares e Profissionais (Ordem dos Psicólogos Portugueses), Coordenadora no Mestrado em Psicologia da Educação e Membro efetivo do Conselho Científico desde 2008 na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da UCP Braga. Representante da área da Psicologia da FFCS da UCP Braga, no Conselho Científico Consultivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Especialidades atribuídas pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP): Especialidade em Psicologia da Educação; Especialidade Avançada em Psicologia Vocacional e Desenvolvimento da Carreira e Especialidade Avançada em Necessidades Educativas Especiais. Formadora na área da Adaptação, Vivência em Comunidades e Auto Regulação da Aprendizagem no Seminário Diocesano Menor e no Seminário Diocesano Maior de Braga. Consultora do Instituto Nun ´Alvres. Investigadora em áreas como Motivação, Autoconceito e Autoestima, Autorregulação da Aprendizagem, Dificuldades de Aprendizagem e Necessidades Educativas Especiais, Relação Pedagógica e Aprendizagem, Bullying e Desenvolvimento Psicossexual, Adaptação à universidade, Desenvolvimento Vocacional e Carreira.

Gomes, A., Sá Azevedo, A., Dias, P.C., Guimarães, T., Lima, I., Salgado, A. (2018). Escala de orientações gerais para objetivos de desempenho: Estudos de adaptação para o ensino secundário. Análise Psicológica (2018), 1 (XXXVI): 105-118 doi: 10.14417/ap.1262.
Lima, D., & Azevedo, A. (2018). Estereótipos de género e decisão vocacional em alunos do 12º ano. Atas do Seminário Internacional Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento num mundo plural e global. UM Braga APDC Edições, p. 163.
Barbosa, A., & Azevedo, A. S. (2016). Promover competências linguísticas em alunos do Pré-escolar: apresentação de um estudo piloto do Programa de intervenção “Aprender com o Orelhas!”. In P. C. Dias, A. Gonçalves, Azevedo, A., & F. Lobo (Orgs.). Novos Desafios, Novas Competências: Contributos Atuais da Psicologia. Braga: Axioma, Aletheia – Associação Científica e Cultural. All rights reserved. doi:10.17990/Axi/2016_9789726979_95.
Azevedo, A. S. (2013). Para que transitar para o ensino superior seja um desafio ultrapassado e um sucesso conquistado … vamos refletor sobre a importância da Relação pedagógica. In P. Dias (Org.). Ensino da Psicologia: Reflexões e Práticas. Braga: Coleções “Psicologia, Aletheia.pp. 15-45.
Azevedo, A. S., Dias, P. C., Salgado,A., Guimarães, T., Lima,I., Barbosa,A., (2012). Teacher-Student Relationship and Self-Regulated Learning in Portuguese Compulsory Education. Paidéia, Vol 22 (52), 197-206.  doi:10.1590/S0103-863X2012000200006