Armanda Paula Cunha Gonçalves

Professora Auxiliar / Investigadora

Email:  agoncalves@braga.ucp.pt

Armanda Gonçalves, é Psicóloga, Doutorada em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho onde, em dezembro de 2009, defendeu publicamente a tese “Narrativas ocultas no encontro terapêutico – o que terapeutas e clientes e clientes não revelam em psicoterapia”. É Professora Auxiliar na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa (UCP), onde coordena o Gabinete de Auto-avaliação e Qualidade. Investigadora integrada no Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH) na UCP (Braga), na Linha de Investigação “Cognição, intersubjectividade e desenvolvimento humano”. Tem desenvolvido investigação sobre novas formas de família (famílias reconstituídas, famílias adotivas e em situação de divórcio) e sobre o sistema de promoção e proteção de crianças e jovens em risco. Os interesses recentes de investigação incluem além dos temas citados o desenvolvimento do profissional de psicologia.

Gonçalves, A. (in press). Construtivista, Narrativa Terapia. In Dicionário Enciclopédico Comportamento e Saúde Mental. (Coords). L. M. Nunes, C. Fonte, S. Alves, A. Sani, R. Estrada & S. Lisboa: Editora Pactor.
Gonçalves, A. (2018). Linguagem e psicoterapia: Uma ilustração a partir da terapia narrativa. In A. P. Pinto, M. J. Lopes, A. Melo, J. C. O. Pinto, & A. Balsas (eds). Verba Volant? Oralidade, escrita e memória. Humanidades 3. (308 – 323).  Braga: Axioma – Publicações da Faculdade de Filosofia. ISN: 987 – 972 – 697 – 298 – 3 (Ebook)
Costa, S., & Gonçalves, A. (2016). A recomposição conjugal: estudo de caso de uma família recomposta. In R. Francisco, J. Pinto & H. Pinto (Orgs). Família e psicologia: Contributos para a investigação e intervenção. (92-102). Lisboa: Universidade Católica Editora. ISBN: 9789725404973.
Gonçalves, A., & Ramalho, V. (2016). Das experiências dos pais adotivos à reflexão sobre as práticas institucionais. In P. Dias, A. Gonçalves, A Azevedo, F. Lobo (Orgs). Novos desafios, novas competências: contributos atuais da psicologia (231 – 252). Braga: Aletheia – Associação Científica e Cultural. doi: 10.17990/Axi/2016_9789726979_231
Costa, S., & Gonçalves, A. (2015). Um olhar sobre a intervenção das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens. In A. Esteves, M. da Cunha, V. Sá, E. Panyik, F. Ponte, D. Monteiro, C. Silva, & S. Fernandes (Coords). Dos Riscos à Criminalidade. (75-86) Braga: Faculdade de Ciências Sociais, Universidade Católica Portuguesa. ISBN: 978-989-95645-1-0.