Berta Maria Marinho Rodrigues Maia

Professora Auxiliar Convidada / Investigadora

Email:  bmaia@braga.ucp.pt

Licenciatura em Psicologia, especialização em Psicologia Clínica e da Saúde (2002; Universidade do Minho); mestrado em Psicologia da Motivação (2005; Universidade de Coimbra) e doutoramento em Ciências da Saúde – ramo de Ciências Biomédicas (2011; Universidade de Coimbra). Durante o doutoramento (2007-2010), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) realizou um estágio, também financiado pela FCT, como investigadora associada, na Secção de Psiquiatria Perinatal no Instituto de Psiquiatria da Universidade de Londres (Kings College London).

Professora auxiliar convidada, desde 2014 na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa, membro do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, e coordenadora do mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde. Investigadora convidada do Instituto de Psicologia Médica, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, desde 2011.

Interesses de investigação: personalidade, processos cognitivos e condições psiquiátricas. Atualmente coordena o projeto de investigação intitulado ‘Padrões de uso e correlatos psicossociais de uso problemático da internet em estudantes universitários’. É autora e coautora de vários artigos científicos nacionais e internacionais e revisora regular de revistas nacionais e internacionais.

Moreira, H., & Maia, B.R. (2018). Self-critical rumination as a mediator between attachment orientations and perceived stress: Evidence from a cross-cultural validation of the Self-Critical Rumination Scale. Current Psychology. doi:10.1007/s12144-018-0025-2
Macedo, A., Maia, B.R., & Pereira, A.T. (2018). Personalidade. In A.F., Macedo, A.T., Pereira, & N. Madeira. (coord.). Psicologia na Medicina. Lisboa: Lidel Edições Técnicas, Lda (p.229-240).
Maia, B.R., Pereira, A.T., Duarte, F.,  & Macedo, A. (2016). Personalidade e Fenómenos Obsessivos. In A.F., Macedo, A.T., Pereira, & J., Andrade, (coord.) Perturbação Obsessivo-Compulsiva. O insustentável peso da dúvida. Lisboa: Lidel Edições Técnicas, Lda (p.153-164)
Macedo, A., Soares, M.J., Amaral, A.P., Nogueira, V., Madeira, N., Roque, C., Marques, M., Maia, B., Bos, S., Valente, J., & Pereira, A.T. (2015). Repetitive Negative Thinking Mediates The Association Between Perfectionism And Psychological Distress.  Personality and Individual Differences, 72, 220-224.doi:10.1016/j.paid.2014.08.024
Pereira, A.T., Marques, M., Soares, M.J., Maia, B.R., Bos, S., Valente, J., Nogueira, V., Roque, C., Madeira, N., & Macedo, A. (2014). Profile Of Depressive Symptoms In Women In The Perinatal And Outside The Perinatal Period: Similar Or Not? Journal of Affective Disorders, 166, 71-78. doi:10.1016/j.jad.2014.04.008