Carlos Alberto Vilar Estêvão

Professor Catedrático / Investigador

Email:  caestevao@braga.ucp.pt

Carlos V. Estêvão, é  professor catedrático convidado da Universidade Católica Portuguesa, doutor em Organização e Administração Escolar  e com agregação em Ciências Sociais de Educação pela Universidade do Minho. É coordenador do curso de Ciências da Educação-Administração e Organização Escolar na FFCS e atualmente integra a Linha de Investigação de “Cognição, intersubjectividade e desenvolvimento humano”, do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH) na UCP (Braga). Tem cerca de 150 trabalhos publicados e múltiplas participações (com conferências, mesas redondas, cursos breves…) em eventos científicos nacionais e internacionais.  Os seus  interesses de investigação prendem-se com Administração Educacional, Políticas Educativas, Ensino privado, Justiça e Educação em Direitos Humanos, tendo coordenado e participado em projetos de investigação financiados externamente.

Estêvão, C.  V. (2015). Direitos Humanos, Justiça e Educação em Tempos Anormais.  Ijuí: Editora Unijuí.
Estêvão, Carlos V. (2015). Tempos anormais, novas fantasias. Novas tendências em direitos humanos, justiça e educação. Revista Portuguesa de Educação, vol 28, nº 2, pp. 7-29.  ISBN:0871-9187.
Estêvão, C. V. (2016). Social justice and education models: for a fair and quality school. Revista Diálogo Educacional, vol 16, nº 47, pp. 37-58.  doi:10.7213/dialogo.educ.16.047.DS02
Estêvão, C. V. (2018). Repensar a escola como organização. A escola como lugar de vários mundos. S. Luiz: Editora Laboro.
Estêvão, C. V. (2018). Direitos humanos e educação em tempos de desassossego. Sisyphus- Journal of Education, vol. 6, nº 1, pp. 10-21. doi:10.25749/sis.13785