Fabrizia Raguso

Professora Auxiliar / Investigadora

Email: fraguso@braga.ucp.pt

Fabrizia Raguso é Licenciada em Psicologia Clínica, pela Universidade “La Sapienza” de Roma e em Teologia, pela Universidade de Lubiana (Eslovénia). Formou-se em Psicologia Relacional e Terapia Familiar na Academia de Terapia Familiar de M. Andolfi em Roma, frequentando vários seminários internacionais nesta área, com M. Elkaïm, G. Cecchin, C. Saccu, F. Wolsh, entre outros. Doutorou-se em Filosofia – Antropologia e Ética na Universidade do Minho. Atualmente é Professora Auxiliar na Universidade Católica Portuguesa, CR Braga, onde leciona Psicologia da Família, Modelos Sistémicos, Desenvolvimento Psicossexual, Counseling Familiar e Parental, Psicologia da Religião, Teorias da Personalidade, Religiosidades contemporâneas: aproximações psicossociais. Em 2010 foi Junior Researcher na “Alta Scuola di Psicologia A. Gemelli” da Università Cattolica di Milano, a convite do Prof. Vittorio Cigoli. Desde 2005 é membro integrado do CEFH, onde tem realizado investigações na área do Multiculturalismo e da identidade cultural e linguística. Atualmente está a realizar estudos na área da Psicologia relacional e escolha de vida dos jovens adultos. Entre as publicações recentes tem abordado temas como Família e dependências; o impacto da emigração paterna nas escolhas de vida dos jovens adultos; as relações familiares dos jovens e adolescentes em risco. Tem editado e traduzido a versão portuguesa dos vídeos “Closed Doors. A difficult search for Father” e “Long Time ago” da coletânea de DVD da Accademia di Psicoterapia della Famiglia de Roma.

Raguso, F. (aceite) O lugar da família na intervenção nas dependências in Dias, P. C. (ed.) Ecologia(s) das Dependências entre a Utopia e a Limitação. Braga: Aleteia.
Raguso, F., 2016 Prefácio in Francisco, R., Pinto, C. J., Pinto, R. H. (org.), Família e Psicologia: Contributos para a investigação e intervenção. Lisboa: Universidade Católica Editora; pp. 7-10. ISBN: 9789725405024
Soares N. J e Raguso, F., 2016 «Emigração paterna e as representações mentais de família: Estudo exploratório com jovens adultos», em Novos Desafios, Novas Competências: Contributos Atuais da Psicologia. Braga: Aleteia; pp. 171 – 88  doi:10.17990/Axi/2016_9789726972679_171
Oliveira, T., Raguso, F., Trigueiros, L. 2016 A construção do projeto parental. Análise com recurso à Entrevista Clínica Generacional in Francisco, R., Pinto, C. J., Pinto, R. H. (org.), Família e Psicologia: Contributos para a investigação e intervenção. Lisboa: Universidade Católica Editora; pp. 43-60. ISBN: 9789725405024
Raguso, F. 2015 Adolescência e Família: construindo complexidade in Esteves, A. et al., Dos Riscos à Criminalidade. Braga: Faculdade de Ciências Sociais UCP. pp. 63-73 ISBN: 978-989-95645-1-0