Paulo César Azevedo Dias

 

Informação Geral

Categoria académica: 

Professor Auxiliar / Investigador

Email: pcdias@braga.ucp.pt

 

Curriculum DeGóis

ORCID ID

Biografia e Interesses de Investigação

Paulo C. Dias, é Psicólogo, Mestre em Ciências da Educação e Doutorado em Psicologia da Saúde. É Professor Auxiliar e Coordenador do Curso de Psicologia na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa (UCP), liderando a Linha de Investigação de “Cognição, intersubjectividade e desenvolvimento humano”, do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH) na UCP (Braga). Desde 2009 que está envolvido em diversos projectos financiados Nacionais e Europeus, na área da Educação (e.g.  plágio no ensino secundário, Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas – “Problem-Based Learning” – no ensino secundário) e na área da Adição e Saúde (detecção precoce do consumo de drogas, prevenção no consumo de álcool na adolescência, prevenção no uso de canábis). Durante este período, tem publicado em revistas nacionais e internacionais com revisão por pares.

Principais Publicações

Morell-Gomis, R., Moriano, J.A., Laguía, A., Dias, P., & Lloret, D. (online first). Adolescents cannabis use intention: Validating a theory of planned behavior questionnaire in four European countries. Journal of Substance Usedoi: 10.1080/14659891.2018.1510050
Sousa, P., Dias, P. C., & Cadime, I. (2017). Predictors of primary school teachers’ knowledge about developmental dyscalculia. European Journal of Special Needs Education, 32 (2), 204 – 220. doi: 10.1080/08856257.2016.1216635
Dias, P. C., & Cadime, I. (2016). Effects of personal and professional factors on teachers’ attitudes towards inclusion in preschool. European Journal of Special Needs Education 31 (1), 111 – 123. doi: 10.1080/08856257.2015.1108040
Tomyn, A. J., Tamir, E., Stokes, M.A., & Dias, P. C. (2016). A Cross-Cultural Evaluation of the Personal Wellbeing Index – School Children in Samples of Australian and Portuguese Adolescents. Applied Research in Quality of Life 11 (3), 837 – 851. doi: 10.1007/s11482-015-9400-4
Dias, P. C., Bastos, A. S., Marzo, J. C., & García del Castillo, J. A. (2016). Bienestar, calidad de vida y regulación afectiva en adolescentes portugueses. Atencion Primaria, 48 (7), 432 – 439. doi: 10.1016/j.aprim.2015.09.005