Joana Jacinto

 

Informação Geral

Categoria académica: 

Estudante de Doutoramento

Email:  joanajacinto19@yahoo.com.br 

Curriculum DeGóis

ORCID ID

 

Biografia e Interesses de Investigação

Joana Jacinto é licenciada em Humanidades pela UCP Braga, em 2004, com Erasmus em 2001, na Sorbonne – Paris IV. Foi Visiting Scholar no Departamento de Linguística da Rice University, Houston, TX, EUA em 2005-6. Está a escrever uma tese de doutoramento sobre o desenvolvimento diacrónico das construções predicativas de haver e ter, intitulada Posse e Existência em Português, na perspectiva da Linguística Cognitiva. Na sua investigação, analisa os fenómenos atinentes à gramaticalização e mudança linguística das construções ao longo da história da língua por meio da implementação de métodos quantitativos específicos da línguística de corpus aplicada à diacronia.

Principais Publicações

Jacinto, Joana. (no prelo) Possession and Existence in Portuguese. Rice Working Papers in Linguistics, Rice University, Houston, TX, USA.
Jacinto, Joana. 2019. Alguns aspectos clássicos da sintaxe e semântica das construções de ter constantes em Eusébio Macário e A Corja, de Camilo Castelo Branco. In Melo, António (org.). Revista Portuguesa de Humanidades, Faculdade de Filosofia do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa.
Jacinto, Joana. 2018. Da Posse à Existência em Português: o caso dos deícticos locativos. In Pinto, Ana Paula e Lopes, Maria José (eds.) Verba Volant? Oralidade, Escrita e Memória. Braga: Axioma.
Jacinto, Joana. 2007. O Pretérito Perfeito Composto: de onde vem a ‘temporaridade’? In Comemorações dos 75 anos do CLUL − Sessão de Estudantes. Lisboa. Edição on-line. http://www.clul.ul.pt/artigos/jacinto_joana.pdf