João Amadeu Oliveira Carvalho da Silva

Professor Associado / Investigador

Email:  jamadeu@braga.ucp.pt

João Amadeu Oliveira Carvalho da Silva, Mestre em Humanidades, na área da Literatura Portuguesa Contemporânea, e Doutor em Humanidades, na área da Literatura Portuguesa Contemporânea com o estudo da obra de Herberto Helder. Relacionada com a investigação no âmbito do mestrado e do doutoramento, tem publicados os livros Os Selos de Herberto Helder, Publicações da Faculdade de Filosofia da UCP (2000) e A Poesia de Herberto Helder, FCG-FCT, (2004). É Professor Associado e Coordenador do Mestrado em Ensino do Português e de Espanhol na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa (UCP). Tem publicado em revistas nacionais e internacionais com revisão por pares estudos sobre poesia contemporânea portuguesa, nomeadamente sobre as obras de António Franco Alexandre, Fernando Echevarría, Fiama Hasse Pais Brandão, Herberto Helder, Manuel Gusmão, Ruy Belo. Tem ainda publicados estudos sobre as obras de António Vieira, Diogo Bernardes, Fernando Pessoa, Miguel Torga, entre outros.

Silva, J. A. O. C. (2013-2014). “Canto comum de dois’ na poesia de Herberto Helder”, in Dedalus, Revista Portuguesa de Literatura Comparada, nº 17-18, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vol. 2º, pp. 829-843. ISSN 0871-9519
Silva, J. A. O.C. (2013). “A poesia de Herberto Helder entre os índios Caxinauás e a contemporaneidade brasileira”, in Revista Convergência Lusíada, 29, Rio de Janeiro: Real Gabinete Português de Leitura, pp. 131-140. ISSN: 2316-6134
Silva, J. A. O. C. (2012). “Havemos de rir?: des silences des espaces aux espaces de silence”, in Besse, Maria Graciete; Cristóvão, Adelaide; Da Costa Esteves, José Manuel, (Orgs.), Maria Judite de Carvalho: une écriture en liberté surveillée, Paris: L’Harmattan, pp. 201-211 ISBN : 978-2-336-00508-9
Silva, J. A. O. C. (2010). “A paixão pelo extremo exercício da beleza, em A faca não corta o fogo”, in Itinerários, vol. 11, Revista de estudos lingüísticos, literarios, históricos y antropológicos, Instituto de Estudos Ibéricos e Iberoamericanos, Univ. Varsovia, pp. 205-222.
Silva, J. A. O. C. (2004). A Poesia de Herberto Helder: do contexto ao texto – uma palavra sagrada na noite do mundo, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 522 p