João Paulo Braga Correia da Silva

Investigador

Email:  jpbragasilva@hotmail.com

João Paulo Braga Correia da Silva é professor de Português no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco. É colaborador do Centro de Estudos Camilianos (V.N. Famalicão), onde tem trabalhado na organização de colóquios e de edições de temática camiliana. É investigador do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (Universidade Católica), no tópico Interações simbólicas: memória e mudança,  e colaborador externo do Centro de Estudos Humanísticos (Universidade do Minho), no grupo de investigação em Identidade(s) e Intermedialidade(s). É licenciado em Humanidades (1994), mestre em Humanidades, Literatura Portuguesa – Época Barroca (1999) e doutor em Literatura Portuguesa (2011). A sua atividade científica tem incidido nos estudos camilianos,  na literatura portuguesa do séc. XIX, e nas relações entre as literaturas clássicas e a literatura portuguesa.

Braga, J. P. (2000). Uma oficina barroca de Vulcano: dos originais às versões castelhanas dos Sermões de Vieira. ed. 1, 1 vol.. Braga: Publicações da Faculdade de Filosofia.
Braga, J. P; Oliveira, José M.; Sousa, Sérgio G. (2015). Encontros camilianos 1. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-8012-32-6. V.N. Famalicão: Câmara Municipal de V. N. Famalicão / Casa de Camilo – Centro de Estudos.
Braga, J. P.; Sousa, Sérgio G. (2016). Ficções do Mal em Camilo Castelo Branco. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-8012-36-4. V.N. Famalicão: Câmara Municipal de V.N. Famalicão; Casa de Camilo – Centro de Estudos.
Braga, J. P. (2018). “(Manu)scripta manent”: o topos do manuscrito encontrado na ficção de Camilo Castelo Branco.  In Verba volant? Oralidade, escrita, memória, ed. Pinto, Ana Paula et al. , 81 – 100. . Braga: Axioma – Publicações da Faculdade de Filosofia.
Braga, J.P. (2013). Camilo e o “código de acreditação da narrativa”: do Romantismo ao Realismo.  In O século do Romance. Realismo e Naturalismo na ficção oitocentista., ed. António Apolinário Lourenço; Maria Helena Santana; Maria João Simões, 333 – 344. ISBN: 978-972-9126-28-4. Coimbra: Centro de Literatura Portuguesa.