José Gabriel de Oliveira Andrade Junior

Professor Auxiliar Convidado / Investigador

Email:  jgandrade@braga.ucp.pt

José Gabriel Andrade é Doutor Europeu em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da Universidade Católica Portuguesa (UCP). É Mestre em Ciências da Comunicação pela mesma Universidade. É licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica de Santos, São Paulo. É professor auxiliar convidado da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS-UCP) – Braga – onde coordena o mestrado em Comunicação Digital – e professor auxiliar convidado na Faculdade de Ciências Humanas (FCH-UCP) – Lisboa. É Investigador do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH-UCP) na linha de investigação Comunicação, Media e Audiência e investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC, UCP), na linha de investigação Media, Technology, Contexts, e Investigador visitante do King’s College de Londres. É coordenador do Gabinete de Comunicação e Relações Públicas do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa.

Andrade, J.G. (2018), The Portuguese Language in a Globalized World. In: Valnora Leister. (Org.). Brazil and The Emergence of a Digital Lusosphere. 1ed.: Lexington Books, v. 1, p. 19-39.
Ferreira, I.; Andrade, J.G. (2017), Quando o desconhecimento gera descontentamento: o caso do Fundo Monetário Internacional. ORGANICOM (USP), v. 14, p. 334.
Andrade, J.G. (2017), O interpretativismo nas ciências da comunicação: Um modelo de pesquisa entre comunicação, sociedade e tecnologia. In: Cristina Yañes Aguilar; Elmano Ricarte; Lawrenberg Advíncula da Silva. (Org.). Cenários Comunicacionais: Entre Sociedades e Industriais e Emergentes. 1ed.Porto: Media XXI, 2017, v. 1, p. 75-90.
Andrade, J.G. (2016), Relações Públicas e Mídia Socias: Os desafios da gestão com os públicos. In: Túñez López, M; Costa-Sánchez, C.. (Org.). Interação organizacional na sociedade em rede. Os novos caminhos da comunicação na gestão das relações com os públicos. 1ed.La Laguna (Tenerife): Latina, v. 1, p. 121-136.
Andrade, J.G. (2015) Media em português: Lusofonia ou Língua Portuguesa. In: 1.o Congresso da Associação Internacional das Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa, 2015, Lisboa. Livro de Atas do 1º Congresso da Associação Internacional das Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa. Lisboa, 2015. v. 1. p. 8513-8521.