José Henrique Silveira de Brito

Categoria Académica:

Professor Associado(com Agregação) / Investigador

Email:  sbrito@braga.ucp.pt

Licenciado e doutorado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa. A tese tem o título De Atenas a Jerusalém. A subjectividade Passiva em Lévinas [De Atenas a Jerusalém. A subjectividade passiva em Lévinas [Lisboa: Universidade Católica Editora 2002]. Lecionou Ética Fundamental e Éticas Aplicadas, nomeadamente Bioética e Ética Empresarial, áreas em que concentrou a sua investigação e publicações. Tem lecionado a nível de mestrado e doutoramento na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais e no Instituto de Bioética da UCP.

Brito, J. H. S. (2012). «Será possível uma ética global?» Angelicum, 89, nº 34, pp. 639-658
Brito, J. H. S. & Brito, M. A. C. A. A. S. (2012). «A Autonomia Humana: da Filosofia à Bioética». Revista Portuguesa da Filosofia. 68, pp. 657-672.
Brito, J. H. S. & Meneses, R. D. B. (2011). «Morais kantianas: do idealismo à pragmática transcendental». Angelicum. 88 pp. 245-262
Brito, J. H. S. & Meneses, R. D. B. (2010). «Vivência dos valores». Angelicum. 87, pp. 474-762.
Brito, J. H. S. (2008). «A Ética de Paul Ricoeur: a Articulação entre o Teleologismo e o Deontologismo». Cuadernos Salmantinos de Filosofía. 35, pp. 453-474.