Maitê Moraes Gil

 

Informação Geral

Categoria académica: 

Investigadora (Pós-Doutoramento)

Email:  maitegil11@gmail.com

Curriculum DeGóis (CV Lattes-CAPES)

ORCID ID

 

Biografia e Interesses de Investigação

Maitê Gil é doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/Brasil)  com período de Doutorado Sanduíche na University of Birmingham (PDSE-Capes). Obteve o título de Mestre em Letras e licenciou-se em Letras – Habilitação Português/Inglês também na UFRGS/Brasil. Em sua tese, desenvolveu uma investigação que relaciona Linguística Cognitiva e formação de professores de Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Cognitiva, atuando principalmente em pesquisas sobre a relação entre metáfora e ensino de língua materna, sobre a formação linguística de professores de língua portuguesa, assim como sobre as contribuições da Linguística Cognitiva para a prática de reflexão linguística em aulas de língua materna. É professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS/campus Osório). Atualmente, realiza pós-doutoramento na Universidade Católica Portuguesa/Braga.

Principais Publicações

González, C., & Gil, Maitê. (2018). O livro didático de língua portuguesa entre o ensino de gramática e a reflexão linguística. SOCIODIALETO, 25(9), 300 – 332
Drey, R. F., & Gil, Maitê. (eds.) (2017) O trabalho com língua portuguesa e literatura na escola atual: reflexões e propostas didáticas. (1 ed.) Porto Alegre: Pragmatha.
Gil, Maitê, & Simões, Luciene. (2015). Casos e exemplos na prática escolar de reflexão linguística. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 15(1), 261-279. Doi: https://dx.doi.org/10.1590/1984-639820155883
Gil, Maitê, & Vanin, Aline A. (2013) O conceito de arbitrariedade e o pulo da experiência para a linguagem: o que uma (re)leitura de Saussure pode dizer à Linguística Cognitiva?. Investigações (Online) 26(2)
Gil, Maitê, & Siqueira, M. (2010). Compreensão de metáforas relacionadas à figura do cavalo na cultura gaúcha. Línguas & Letras, 11(20).