Pedro Nuno Pulquério Vieira

 

Informação Geral

Categoria académica: 

Investigador

Email: pulquerio.pedronuno@gmail.com

Curriculum DeGóis

ORCID ID

 

Biografia e Interesses de Investigação

Pedro Vieira nasceu em Coimbra, em 1979. Em 2007, obteve uma licenciatura em Estudos Portugueses, incluindo o Estágio Pedagógico, no Departamento de Letras da Universidade Católica Portuguesa, em Viseu, com a classificação de 15,8 valores. Em 2013, começou a dar aulas de Inglês como língua estrangeira em escolas de línguas, atividade que exerce neste momento. Completou, em Outubro de 2018, um doutoramento conjunto em Linguística Portuguesa sob a supervisão dos Prof. Doutores Augusto Soares da Silva (Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa) e Dirk Geeraerts (Faculdade de Letras da Universidade Católica de Lovaina) com a classificação de 18 valores (Magna cum Laude). A sua dissertação, “Mood Swings in European Portuguese: the Indicative vs. the Subjunctive in Clausal Complementation”, debruçou-se sobre a alternância modal (indicativo e conjuntivo) em orações completivas e consistiu numa extensa análise de corpus guiada pelo quadro teórico da Linguística Cognitiva em geral e da Gramática Cognitiva de Langacker em particular.

Os seus principais interesses de investigação incidem na análise das motivações conceptuais para fenómenos linguísticos, principalmente relacionados com os usos dos modos e tempos verbais, assim como com a sua evolução ao longo da história do Português e a identificação dos pontos de convergência e divergência entre as diferentes variedades do Português.

Principais Publicações

Pulquério Vieira, P. N. (2018). Mood Swings in European Portuguese: the Indicative vs. the Subjunctive in Clausal Complementation. PhD Thesis. Braga: Universidade Católica Portuguesa; Leuven: KULeuven.
Pulquério Vieira, P. N., Augusto Soares da Silva and Dirk Geeraerts (2012). Construing factivity: Mood alternations in epistemic contexts. Mathesis 21 (1): 103–128.