Ricardo Peixoto

 

Informação Geral

Categoria académica: 

Professor Auxiliar Convidado / Investigador

Email:  ricardopeixoto@braga.ucp.pt

Curriculum DeGóis

ORCID ID

 

Biografia e Interesses de Investigação

Ricardo Peixoto é Psicólogo, Mestre em Psicologia — especialização em Psicologia da Família, pela Universidade Católica Portuguesa e Doutorado em Psicologia, pela Universidade do Porto. É Professor Auxiliar Convidado e Coordenador do Centro de Atendimento Psicológico e Formação Especializada (FACes) na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa. Os seus interesses de investigação centram-se nas dinâmicas de casal e outras dinâmicas familiares (nomeadamente entre avós e netos) em casos de existência de doença crónica no núcleo familiar, estando também a desenvolver investigação ao nível dos Significados Atribuídos ao Trabalho e da sua relação com o Conflito Trabalho-Família.

Principais Publicações

Peixoto, R. (2015). A relação entre avós e netos. Efeitos no desenvolvimento vocacional, na construção de significados de trabalho e no auto-conceito académico (Tese de Doutoramento). Universidade do Porto, Porto.
Peixoto, R. & Gonçalves, C. M. (2014). Adaptação da Escala de Significados da Grã-Parentalidade – Versão Avós à população portuguesa. Laboratório de Psicologia 12,(2), 99 – 112. doi: 10.14417/lp.855
Panão, M. O. & Peixoto, R. (2012). Educar para a sexualidade numa cultura de relação. Brotéria, 174(1), 53-64.
Peixoto, R. (2012). O casal na perspectiva relacional-simbólica e a qualidade conjugal : uma análise conceptual e metodológica (Tese de Mestrado). Universidade Católica Portuguesa, Braga.